Gordinhas, Receitas

Jantar de Quarta 24/09 (cenas fortes)

setembro 25, 2014

Quem me segue no Instagram e na Fanpage já deve ter visto que nosso grupo de amigos se reúne todas as quartas para um jantar. Somos dez casais e cada semana é na casa de um. É uma forma muito legal de reunir os amigos, jogar conversa fora e, claro, comer comida gostosa. Quem não gosta de tudo isso? Eu amo!

Nosso grupo é super divertido e tem muitas crianças (ôô delícia!!). Estamos deixando para as nossas próximas gerações exemplo de união, de parceria e de amizade. Num mundo onde tudo é virtual, acho extremamente importante separarmos pelo menos um dia da semana para socializar.
Sempre me perguntam como isso dá certo e acho que duas coisas são fundamentais: Comprometimento e algumas “regras”. O cardápio e a organização sempre fica por conta do casal anfitrião. Mas não pode ser pizza, cachorro quente, essas coisas. Tem que colocar a mão na massa rs. E as bebidas são sempre as mesmas em todas as casas. Não fui eu que defini mas acho importante sim para não ficar injusto e nem “bagunçado”.

Voltando ao foco do post… Quem me acompanha há um tempo também deve saber que não como só coisa “fit”, né?
Adoooooro cozinhar e comer uma boa comida gordinha! #sounormal
Eu amo receber. Amo transmitir amor através do alimento. Penso que ocasiões especiais pedem comidinhas especiais. Não que uma comida fit não possa ser especial e nem gostosa, mas não vamos ser hipócritas, né? É para viver esses momentos que a gente se cuida tanto.

Sempre que o jantar é lá em casa, divulgo as delícias que preparo e muita gente me pede as receitas de todo o cardápio. Até já tentei publicar alguma coisa nas redes mas acabo desanimando quando alguém me distrata por postar receita gordinha (sim, por incrível que pareça isso acontece). O dia que as pessoas entenderem que a alimentação tem que ser equilibrada e sem radicalismos, pode ser que a vida saudável não seja um fardo para elas. Mas já bastaria que aprendessem que se esconder atrás de um celular e atacar alguém do outro lado, é a coisa mais feia e covarde do mundo.

Bom, pensando em quem me pede as receitas, resolvi trazê-las para o blog. Fica mais fácil de organizar e é uma forma de arquivar e deixar sempre à disposição de vocês! Quem não tiver interesse nesse lado da minha vida, pode pular o post hehe

O cardápio dessa quarta-feira 24/09 foi:

  • Galeto (Sobrecoxa de frango assada na churrasqueira)
  • Arroz
  • Talharim Caseiro ao Molho Sugo
  • Saladas (brócolis, couve-flor, e rúcula com tiras de manga)
  • Sobremesa: Pavê de Morango 

A péssima notícia:
Só consegui tirar foto do macarrão e da sobremesa 🙁
Justo no dia que planejei tirar foto até da jarra de água esqueci meu carregador no escritório e fiquei sem bateria. Na correria não atinei nem a pegar o celular do marido.
Mas vamos ao que interessa, as receitas!

FRANGO:
Gente, meu pai sempre diz que a conta é dois pedaços por pessoa. Na nossa turma tem gente que come cinco! Então, mesmo exagerando (50 pedaços pra 20 pessoas) QUASE faltou galeto. Fizemos pra sobrar bastante e congelar, sobrou só pro almoço e jantar de hoje kkkk
Mas é tão bom cozinhar pra quem come bastante, eu amo! Como conhecemos a nossa equipe sempre exageramos em tudo rsrs

O tempero do frango:
Bater no liquidificador: Cebola, alho, cebolinha, salsinha e quanto baste de água para bater. As quantidades de todos os temperos irão depender da quantidade de frango que você fizer.
Só o sal que tem medida: 1 colher de sopa de sal para cada kg de frango.
Depois acrescentar: Vinho branco (1 litro pra essa quantidade de galeto), folhas de louro, sálvia, chimichurri, e shoyu para dar uma corzinha. Temperamos pela manhã do dia do jantar e assamos na churrasqueira. O frango tem que ficar imerso no tempero, acrescente a quantidade de água que for necessário e de vez em quando tem que mexer um pouco.

MASSA:
Acho que se for colocar massa no cardápio, tem que ser caseira. Não que a comprada seja ruim, eu gosto de tudo rs mas penso que é mais uma forma de agradar os convidados. Tudo que é feito por mãos e não por máquinas, tem sabor de amor. Se você (como eu) não tem talento e nem equipamento para fazer massas, compre de alguém que faz.
Para o talharim escolhi um molho simples e que agrada a todos, o Molho Sugo e manjericão fresquinho direto da horta de casa.

Fiz duas travessas!

Maaaas se eu bem conheço minhas formiguinhas amadas, o que interessa mesmo nesse cardápio é a sobremesa néééé? Ahá #tamojunto
Bora falar desse trem maravibeautiful!

Ficou tão bom mas tão bom que só por Deus. Fiz uma travessa enooorme e não sobrou nem a rapa kkkkk, adapte as quantidades para o tamanho da sobremesa que você quiser fazer.

Primeiro fiz um creme com:

  • 1 litro de leite
  • 1 lata de leite condensado
  • 3 gemas peneiradas
  • 4 colheres de sopa de amido de milho
  • Essência de baunilha a gosto

Levei ao fogo mexendo até engrossar. Deixei esfriar e depois bati no liquidificador com 1 caixinha de creme de leite, Isso vai atenuar o doce e deixar o creme bem lisinho. Reserve.
Montagem:
Primeiro “forrei” a marinex com 1 pacote de bolacha champanhe da bauducco. Por cima, coloquei um pouco mais da metade do creme. Levei a geladeira para endurecer um pouco o creme enquanto ia preparando o chantilly.

Usei o Bettercreme e ele faz jus ao nome! Pensa no melhor chantilly que já comi? Aqui em Primavera tem lá na Frutaria da Raquel (minha mamis maravilhosa).

Coloquei uma camada de chantilly e depois enchi de morango picado por cima. (entre a sobremesa e a decoração usei pouco menos de 4 bandejas e uns 8 eu comi kkkkk).
Por cima do morango, a outra metade do creme e por último chantilly, morangos e raspas de chocolate branco para decorar. Indico levar a geladeira por uns 30 minutos antes da última camada porque foi bem chatinho passar o chantilly. Mas de qualquer forma, se ficar algum defeitinho a decoração vai cobrir.

E graças ao bom Deus o jantar foi um sucesso. Todo o cansaço vale a pena quando vejo a satisfação das pessoas quando vão lá em casa. O carinho que colocamos em tudo volta para gente em dobro a cada agradecimento. Não posso deixar de mencionar meu marido e minha mãe, pois sem a ajuda deles eu não estaria apenas cansada, eu estaria moooorta rsrs tudo saiu perfeito porque trabalhamos em equipe e com muito amor!

Prometo que no próximo post do jantar eu tiro foto de tuuuudo!
Agora quero que vocês me digam… Gostaram do cardápio? Espero que sim!
Beijo, com carinho
Paulinha♥

Veja também

2 Comentários

Deixe seu comentário

  • Responder Micaela Pinheiro setembro 25, 2014 at 13:41

    Tudo lindo e tenho certeza que delicioso tbm! É assim quando fazemos as coisas com amor, parabéns Paulinha! Beijos

  • Responder Joice dos Anjos setembro 26, 2014 at 09:07

    Paulinha adoro seus posts. E o jantar deve ter sido tudo maravilhoso. Acredito que a reeducação alimentar é para vida toda. Temos amigos e famílias não tem como oferecer em um jantar carne moída por exemplo! !! Precisamos ser racional. Parabéns. Continua assim. Não liga para o que as pessoas falam. O que importa é o coração. Até a próxima. Bj