Dicas, Geral

Meus temperos

setembro 3, 2015

Hoje o assunto é sobre uma coisa que eu adoro:
Temperos!

Vou falar sobre os que tenho em minha cozinha, aqueles super simples que encontramos em qualquer mercado mas que muitas vezes não sabemos a melhor maneira de usar.

A boa notícia é: Não existe uma melhor maneira de usar. Tudo vai depender do seu gosto, das suas preferências. Mas vai por mim, a velha história de usar um pouquinho de cada, sempre dá certo!

Geralmente compro os temperos em sachês de plástico e convenhamos que ninguém merece aquele monte de saquinho preso no prendedor de roupas né? #amamoscozinhasbonitinhas
Aí coloquei nesses tubetes!
Comprei em uma casa de embalagens aqui da minha cidade e você encontra super fácil nessas lojas ou nas de artesanato. É muito usado para fazer decoração em festas infantis. Esse suporte comprei há alguns anos, veio com temperos em tubetes também mas como já estavam velhos troquei. Você pode arrumar uma taça de vidro para colocá-los, vai ficar lindo. Como eu já conheço os temperos só de olhar, não identifico. Se você tiver dificuldade coloque uma etiqueta para facilitar.

Vou começar falando de um dos meus queridinhos, o chimichurri.

Uso sempre o desidratado. Mas se acrescentar azeite de oliva e vinagre você terá o molho de chimichurri.

O molho é tradicional na Argentina e no Uruguai, usado principalmente para fazer churrascos. Pode ser usado tanto para deixar a carne de molho antes de fazer o churrasco (marinada), como para molhar a carne enquanto esta sendo assada, ou mesmo para temperar depois de pronta.

Se você não encontrar chimichurri pronto, pode fazer o seu. Segue a receita que retirei do site temperos e especiarias:

10 gr de salsinha,
10 gr de alho,
10 gr de cebola,
10 gr de tomilho,
10 gr de orégano,
10 gr de pimenta vermelha moida,
10 gr de pimentão,
10 gr de louro,
10 gr de pimenta do reino negra,
10 gr de mostarda em pó,
10 gr de salsão,

Ou aumente a quantidade de acordo com a necessidade de uso o importante é que todos os ingredientes estejam nas mesmas porções desidratados, em flocos ou triturados, pode ser feito no processador ou no liquidificador.

O vinagre e azeite de oliva (caso queira fazer a marinada) só devem ser acrescentados uns 30 min antes do uso, assim os ingredientes quando permanecem desidratados duram aproximadamente 1 ano.

Uso em tudo. Pra temperar bifes, carreteiro, carne moída, marinar frango…
Cominho:
E a minha surpresa quando fui pesquisar sobre o cominho e descobri que ele tem vários benefícios à saúde?
O bonitinho previne a anemia, combate infecções, é uma ótima fonte de vitamina B, combate a insônia, faz bem pra pele, memória e intestino! Geeeeentem vou colocar até na sobremesa! #não #bemmenos
Também acho que combina com carne, frango, sopas, carreteiro… Tudo!
Açafrão:

Falar de açafrão é falar de saúde. É incrível como um alimento pode ser tão poderoso!
Ele tem efeito anti inflamatório e antioxidante. Pode prevenir e tratar Alzheimer. Reduz os riscos de doenças do coração. Tem efeito anti aging e combate doenças crónicas relacionadas com o envelhecimento.
Leio isso e fico pensando… Por que meu Deus a humanidade está se entupindo de temperos prontos? Vocês podem imaginar o que o glutamato monossódico, presente em inúmeros temperos prontos, pode fazer com a nossa saúde? Ele não só nos deixa doentes como nos VICIA! Não se preocupe só com o sódio que é a primeira coisa que pensamos quando falamos de temperos prontos. Preocupe-se com os componentes. Tem glutamato monossódico? Evite. Por favor! Existem inúmeras opções saborosas, baratas e benéficas à nossa saúde. Não é neura! Saúde é prioridade gente! E eu não vou esperar a doença para pensar nisso.
Me empolguei, desculpem-me. Vamos voltar ao foco do post.
Gosto de usar açafrão pra fazer frango. Deixa uma cor linda! 
Tempero Baiano:
Ele também é um mix de temperos. Tem o calor da Bahia e deixa qualquer preparação com um sabor especial!
Orégano:
Aprendi a usar orégano com a sogra. Observei que era o tempero dela, sempre colocou em tudo. Maionese, sopa, strogonoff… E lá fui eu adquirir mais um temperinho para o meu armário! 
Tenho também na horta e gosto de usar das duas formas. 
Olha os benefícios do rapaz:
Diminui dores musculares e inflamações. Auxilia a digestão. É um excelente antibactericida e antifungicida. Previne a gripe, melhora a saúde do coração e ajuda também a regular a menstruação.
Canela:
A fama da canela é grande né gente? Ela pode ajudar realmente à pessoas com a diabetes do tipo 2 em que os níveis de açúcar no sangue tem controle da diabetes, e pode diminuir o colesterol LDL o colesterol total e os triglicérides (ácidos graxos no sangue). 
Um estudo foi conduzido pelos pesquisadores do Ministério de Agricultura dos EUA (USDA) em 2003 que mostrou que 60 pessoas no Paquistão que tinha diabetes do tipo 2, que comeram 1 grama de canela a cada dia durante 40 dias, tiveram diminuição significativa de seus níveis de açúcar de sangue, do colesterol LDL, do colesterol total e dos triglicérides.

A canela é uma fonte excelente de manganês, de fibra dietética, de ferro e de cálcio. A combinação de cálcio e de fibra pode ajudar a não utilizar a bílis, que previne dano às células, que as ajudam a prevenir o câncer de cólon. A fibra também pode ajudar com o alívio da prisão de ventre e da síndrome de intestino preso.

Sem contar que é um termogênico natural né? Você sabia que os alimentos termogênicos nos dão energia e auxiliam no emagrecimento? Dê uma espiada nesse post AQUI.
Até hoje, a única receita salgada que usei canela foi o Kibe sem Trigo. E foi por causa dele que comprei a pimenta síria que vou falar a seguir. 
Uso em bolos e adoro esquentar uma banana no microondas por um minuto e misturar canela. Super mata a vontade de doce!
Pimenta Síria:

Comprei pra fazer o kibe e hoje coloco em várias preparações. Ela é muito usada na culinária árabe mas ninguém pode nos proibir de usar em um típico prato brasileiro né não? haha
Uso também pimenta do reino moída na hora, louro em folha para cozinhar feijão e marinar frango. Tenho gengibre em pó que na hora do aperto substitui lindamente o fresco. E os temperos que já falei AQUIAQUI e AQUI. Uso meeesmo e indico meesmo. Todos são posts patrocinados mas quem me conhece sabe muito bem que não falo do que não uso. A euforia quando conheço algo que gosto é a mesma sendo publi ou não!
Resolvi fazer esse post porque uma seguidora comentou que comprou cominho porque me viu usando e amou. Ela disse para falar mais sobre esses temperos “desconhecidos” para que mais pessoas pudessem sair do “sal e pimenta”. Eu adorei compartilhar um pouco dos meus temperinhos com vocês 🙂
Mas também quero saber os queridinhos de vocês. Compartilhem comigo e com os leitores do blog quais os temperos que mais gostam e usam na cozinha! 

Use os botões de compartilhamento no canto esquerdo do post para compartilhar com seus amigos as receitas e dicas. Assim mais pessoas podem ter acesso ao conteúdo que divulgo com tanto carinho!
Beijos! <3

Veja também

3 Comentários

Deixe seu comentário

  • Responder Stella setembro 3, 2015 at 22:27

    Adorei o post…. vou fazer uma listinha e comprar todos… preciso sair do industrializados… bjs

  • Responder Vanda Alvarenga setembro 4, 2015 at 01:08

    Amei as dicas amiga ♥ Beijo grande!!

  • Responder Luciene setembro 4, 2015 at 15:49

    Ameeeei as dicas! Graças a Deus a me libertei do industrializado.