Maternidade, Reflexões

Porque não engordei (muito) na gravidez

fevereiro 15, 2016

Quando engravidei eu pensei: Fiz dieta tanto tempo, agora vou me dar o direito de comer o que eu sentir vontade!

Junto com esse pensamento veio a certeza que eu iria engordar tipo muito. E eu não estava sozinha nesse projeto mental #paulinhabola. Meu marido, mãe, amigas, muita gente me falou (depois, claro) que pensou o mesmo.

Hoje, com quase 38 semanas e nove quilos acima do peso que engravidei, o que mais escuto é: Você está ótima, só tem barriga! Como conseguiu engordar tão pouco?

IMG_6620

Sempre gostei de comer muito e claro que na gravidez não seria diferente. Comi de tudo, não me impus regras, quantidades, e nem me coloquei sob pressão. Acredito que esse tenha sido o grande diferencial desse momento. Ficar martelando no “não posso engordar, não posso comer isso ou aquilo” talvez acabe atrapalhando a vida de quem tem uma relação complicada com a comida. A compulsão pode surgir e isso interfere não só engordando, como prejudicando psicologicamente num momento onde a última preocupação deve ser essa. Sim eu comi de tudo, mas uma taça de sorvete me bastava, e não um pote. Nunca comi compulsivamente na gravidez.

Embora não tenha passado vontade, minha rotina alimentar foi saudável. Porque isso é normal pra mim!
Podem ver meus pratos nesse post AQUI.
Frutas, verduras e legumes fazem parte da minha alimentação, então, não foi sacrifício nenhum cuidar dessa parte com carinho. Sempre lembrando que o primordial nesse momento é a saúde da Pirulita.
Outra coisa muito importante é a ingestão de água. Mesmo pensando seriamente em me mudar para o banheiro e pedir patrocínio pra Neve, não descuidei. Precisamos de hidratação dobrada na gravidez!

Hoje eu posso dizer que levei a alimentação na gravidez como se fosse uma pessoa normal rs… Sem neuras, sem cortar nada, sem me preocupar com isso ou aquilo. Comi muuuuita comida gordinha rsrs. Foi tudo muito gostoso e tranquilo!

Mensalmente eu estava no consultório do meu obstetra para checar se estava tudo bem com a gente. Fiz uma bateria de exames no início e outra mais ou menos na metade gestação. Tudo em dia, pressão e glicemia sempre impecáveis. Graças a Deus as coisas correram super bem.

Não sou ninguém para aconselhar, dizer o que cada pessoa deve fazer, até porque cada um tem sua individualidade e sua relação com a comida. Mas eu acredito que foi importante me livrar dessas amarras, dessa preocupação. Sempre falei assim: “Se eu engordar, depois emagreço. O caminho eu conheço “. E parece que não me preocupar tanto com essa parte, funcionou pra mim.

Mas posso fazer uma confissão?
Hoje, mesmo não estando inchada e muito acima do meu peso normal, já começo a sentir falta da minha mobilidade, das minhas pedaladas, de vestir minhas roupas normais, do meu corpo de antes… E não, não me culpo por isso, sempre fui vaidosa e não vejo problema em ter “saudade de mim”.

Amo estar grávida, curti cada semana de barriga crescendo, sentir a Maísa mexer é a melhor sensação do mundo. Tenho certeza que sentirei falta de tudo isso. Mas me dou o direito de ter saudade do corpinho de antes. Isso é natural e acontece com a maioria das grávidas que conheço. Estamos num mundo onde tudo virou pecado né? Algumas pessoas associam a saudade do corpo antigo a não valorizar o momento que está vivendo, e uma coisa não tem absolutamente nada a ver com a outra. Quem está ou esteve grávida entende perfeitamente.

Quanto a recuperar o peso e corpo, estou bem tranquila. Sei que essa hora vai chegar mas hoje estou completamente entregue a esse momento. Claro que a sensação vai ser de começar do zero… Não será fácil conciliar tudo, tenho consciência disso. Mas só vai depender de mim e motivação para vencer não me falta. Vocês vão ver!

Veja também

17 Comentários

Deixe seu comentário

  • Responder Gabriela fevereiro 15, 2016 at 12:39

    Não te julgo não por sentir saudades do corpo de antes, eu passei por isso na gravidez e te digo 3 anos depois ainda não consegui ter o corpo de antes e isso só me faz adiar uma segunda gravidez.

  • Responder Renata fevereiro 15, 2016 at 12:40

    Até hj ( 38 semanas) engordei 13 kg, tenho estado mt inchada. O q meu médico atribui ao aumento de peso repentino ( 34 semanas estava com 9kg). Mas quer saber, estou feliz com meu corpo e principalmente saudável tanto eu quanto minha Gathinha. Q sua baby venha com mttttttttt saúde, pq amada ela já é d++++++

  • Responder Fabiani Barboza fevereiro 15, 2016 at 13:27

    Paulinha, estou de 07 meses e engordei 8kg aproximadamente… Todo mundo me fala o que você ouve: “Nossa, você só ganhou barriga”… O que me anima muito… mas sei que ainda falta muito pra até a minha menina nascer rss Mas estou tentando ter a mesma preocupação que você, me hidrato muito! Mas é muito mesmo, bebo água o dia todo, e tento comer o melhor possível. Claro que há os momentos que vem uma besteira aqui, outra ali, outra acolá rss Mas tento não exagerar em nada. Enfim, estou ansiosa para o nascimento da minha menina, e para o nascimento da Maísa! hahaha Não vejo a hora de ver o rostinho dela!

    Muita saúde a vocês, muita paz, e muito amor.

  • Responder Katy fevereiro 15, 2016 at 13:33

    Sentir saudade da gente é superrrr normal! Só as mães perfeitas não adimitem! e depois que o bb nasce… e vai crescendo… Ai a saudade aumenta! Kkkkkkk

    É isso mesmo… Eu engordei 25kg em 25 dias perdi todo esse peso! E não fiz academia, nem dieta para emagrecer… Só que comia poucas coisas pra não causar cólicas… E o fato do meu bb ter ficado na uti me tirava o apetite! Gravidez é um momento muito mágico pra ter q ficar se culpando pelo que come!

    Vc está linda! Confiante e radiante! Maísa vai ser linda e ter uma mãe mais ainda… ❤️

  • Responder Gabriella Alves fevereiro 15, 2016 at 14:01

    Muito legal Paulinha, acredito que seja um momento tão sublime que se preocupar com peso deve ser o de menos. Ainda não passei por essa experiencia, mas guardo com carinho suas dicas e já aprendi muita coisa q com certeza vou levar pra o meu momento. Muita saúde pra vcs! Que vc tenha uma boa hora!

  • Responder Carla fevereiro 15, 2016 at 14:16

    Paulinha, você não engordou porque está vivendo algo que quis muito, ou seja, você está e esteve este tempo todo FELIZ. Estar de bem com a nossa vida é, na minha experiência, o que faz mantermos um apetite normal, escolhas saudáveis a maior parte do tempo com escapadas sem neura e, consequentemente um corpo são. Num piscar de olhos você vai ter seu corpo normal de volta. Beijo e boa hora!!!! #vemmaisa

  • Responder Fer fevereiro 15, 2016 at 16:49

    Que blog mais lindo! Amei a mudança! Amei o texto! Você sempre linda e especial! Parabéns, amiga!

  • Responder FERNANDA fevereiro 16, 2016 at 09:23

    Oi, Paulinha!
    Também estou grávida, com quase 39 semanas completas. =)
    Gostaria de saber o que você vem pensando sobre o parto… Estou naquela fase de expectativa a mil! Escolhi receber meu Ian por meio de parto natural. E você? Como está se sentindo com relação ao momento da Maísa nascer?
    Que Deus abençoe a sua família! Bjs

    • Responder Paulinha Boque fevereiro 16, 2016 at 11:45

      Oi Fernanda! Que legal, reta final igual a mim!!! Esse momento é maravilhoso, uma mistura de ansiedade com alegria por estar bem próximo de conhecer nossa maior riqueza! Quanto ao parto acho realmente algo muitíssimo íntimo e optamos por não expor essa escolha. O que importa nesse momento é estarmos bem e tranquilas! Uma boa hora e que Deus nos abençoe!!

  • Responder Nayara fevereiro 16, 2016 at 17:41

    Você está linda, mais do que já era. Realmente aquela luz que falam que as grávidas emitem está em você. Parabénssss e boa hora pra vocês!

  • Responder Tainah fevereiro 17, 2016 at 01:23

    Q blog lindoooooooooo

  • Responder Daiane fevereiro 19, 2016 at 15:18

    Adorei o Blog!!! Maravilhoso 🙂 um beijão Paulinha

  • Responder Cíntia Pessim Garcia fevereiro 21, 2016 at 12:04

    Que bacana esse post!!!
    Descobri minha gravidez a 1 mês e estava em processo de emagrecimento …estava com 76k e estou com 68k …a gravidez veio de surpresa, estou entrando na oitava semana e qnd descobri logo me veio a mente…putz….logo agora q estava tao empolgada p emagrecer…mas Deus sabe de tudo…na semana q descobri queria comer o mundo inteiro kkkkk dps parei e analisei….essa gordura vai toda p mim…o q estou mandando de saudável p meu bebê??…não deixo de comer sabe…mas eu e a comida temos muitaaaaaaaaa intimidade kkkkkkkkkkj então…fico sobre aviso ….
    Deus te abençoe muito nessa reta final….amo essa família linda !!!
    Beijos
    Cintia- Vitória-ES

  • Responder Bell fevereiro 22, 2016 at 15:28

    Sempre imaginei que se um dia eu engravidar virarei uma bola kkkkkkk mas sabe que depois de vc e também de uma outra amigona minha até comecei a ter esperança?? filhos não estão nos meus planos mas se um dia vier espero passar pelo período como vc, tranquila, sem compulsões e linda!
    *** eu tentei comentar aquele dia mas a minha internet estava caindo 🙁 dai esqueci de voltar no outro dia! tú sabe, correria, mãe, cachorro, marido, mudança kkkk hj quando vc falou comigo lembrei e cá estou!!!! confesso que já chorei de emoção por ver a princesa!!! felizzzzzzzzzzzzzzzz demais da conta! bjo bjo

  • Responder camila fevereiro 29, 2016 at 18:06

    Minha linda, amo vc e sua sinceridade. Adoro seus posts. Vc me motiva a viver e buscar meus objetivos. Em relação ao seu peso, não se preocupe, vc vai ficar mais magrinha que antes, a amamentação ajuda muito. Beijos , te amo

  • Responder MARIA CRISTINA abril 4, 2016 at 23:10

    Admiro muito o seu jeito de se expressar e passar através deste blog abençoado suas experiências com tanta leveza e tranquilidade.PARABÉNS continue assim,Deus abençoe você e esta família linda.

  • Responder Vitoria novembro 8, 2016 at 13:15

    Nossa Estou De 31 Semanas E Ate Agora So Consegui Engordar 1 kg É Assustador Mas Nao Sei Oq Eu Faço Nao Consigo Engordar De Geito Nenhum , E Eh Pq Nunca Tive Problema Com Baixo Peso Sempre Tive Um Corpinho. Como Como E Nao Engordo Tenho Medo Do Meu Bebe Nascer Com Problema.