Maternidade

Vacinas dos dois meses

maio 2, 2016

Você que é mãe (ou pai) sabe bem o quanto é difícil quando chega o dia da vacina!

Na semana passada levei a Maísa para fazer as vacinas dos dois meses e quase morri de dor no coração. “Levei” né? Porque minha mãe foi quem entrou com ela na sala para vacinar.

Você pode até me dizer que nesse momento é importante que a mãe esteja junto com o bebê, passando segurança e dizendo “a mamãe está aqui”, e eu vou concordar contigo se você for uma mãe que consegue fazer isso. Mas eu não sou! Sempre morri de medo de injeção, choro só de PENSAR na agulha entrando naquela perninha tão pequena. Resolvi assumir o lado menas e dizer que, pra mim, não adianta segurar a Maísa estando aos prantos, passando insegurança e nervosismo ao invés de acalentar. Simplesmente não consigo! E enquanto eu puder contar com o Caio ou com minha mãe para isso, vou contar. Penso que no mundo materno o certo é o que cada mãe acha melhor para si e para o seu bebê, concorda? #entãotocaaqui

Entramos na sala de vacinação e quando ouvi chamarem o nome da Maísa, saí correndo. Fiquei esperando – e chorando – do lado de fora. Quando minha mãe saiu, ela já havia parado de chorar. Duas vacinas estavam em falta, a que previne o rotavírus e a pneumocócica. Vamos fazer essas no dia 10 (se chegarem no posto) #esseémeupaís 

Reações

Se tem uma coisa que dá mais dó do que as picadas, são as reações. Mas não devemos medicar a criança antes de vacinar. Eu tinha conhecimento disso e o pediatra da Maísa confirmou na última consulta. A medicação pode interferir na eficácia da vacina e também é importante que o corpo produza a defesa sozinho. SE os sintomas aparecerem, aí sim, entramos com o medicamento. Foi o que fiz!

Fui pra casa e fiquei observando a pequena. Ela dormiu um bom de um sono e quando acordou começou a chorar de dor. Não dava pra encostar na perna, tadinha. Logo depois a febre apareceu. A pentavalente é a que dá essa reação forte!

Mediquei e fiquei fazendo compressa fria na testinha e no local da vacina. E claro, sempre monitorando a temperatura. O choro dela destruiu meu coração! Ela chorava e “dizia” ai, ai.. Meu Deus, que dó! Ela ficou ruinzinha por umas 20 horas.

vacina

Quando postei sobre isso nas redes sociais, muitas seguidoras me disseram para dar a segunda dose da penta na clínica particular. Disseram-me que na particular essa vacina não contem vírus vivo, o que causa menos reações no bebê (ou não causa). Gostaria que as mamães me falassem também sobre a rotavírus e a pneumocócica. Porque se elas derem tanta reação como a penta, vou dar na clínica particular. Antes de ser mãe eu dizia que iria dar todas no posto, mas depois de ver minha pequena com tanta dor, retiro o que eu disse. Se eu tiver condições de evitar esse sofrimento, vou evitar.

Vacinar é um ato de amor!

Apesar de ser difícil vê-los assim, não podemos em hipótese alguma deixar de vaciná-los. Dói agora mas evita doenças graves lá na frente. 

Se puder, me conte como foi a sua experiência com as vacinas do segundo mês.

Depois eu edito o post e conto pra vocês como foram as outras vacinas tá? Um beijo!

Veja também

14 Comentários

Deixe seu comentário

  • Responder Fernanda Oliver maio 2, 2016 at 17:50

    Oi querida. Estive meio ausente do Insta e só descobri hoje que a Maisinha já nasceu e que é uma princesaaaaa. Parabéns! Minha filha tb teve muita reação nas 3 doses da vacina (2, 4 e 6 meses) e tb teve reação na vacina que toma com 1 aninho e pouco… Mas como vc disse, dá dó, sofremos, mas é um mal necessário. Saúde para vcs!!!

  • Responder Felisa maio 2, 2016 at 21:02

    Oi Paulinha
    A rota vírus se não me engano já vem junto da ponta acelular particular. Da uma perguntada pra não dar a mais (já fiz isso). A do posto não causa reação nenhuma.
    A pneumococica tb não.
    Beijos pra vocês

    • Responder Felisa maio 2, 2016 at 21:03

      Ops. PENTA, não ponta. Rs

  • Responder Divania maio 7, 2016 at 08:02

    Oi Paulinha! Tenho um bebe de 5 meses e procuro sempre aplicar em clínicas particulares. O preço das vacinas salgado, mas o bem estar dos nossos pequenos não tem preço, né? Infelizmente a penta (que nas clínicas particulares é hexa) está em falta em todo o pais. Por esse motivo eu tive que levar o meu filho para tomar a vacina dos 2 meses na rede pública e deu muita reação. Por muita sorte, consegui na particular a de 4 meses, que não deu reação nenhuma e ele leva uma picadinha a menos. Esse mês tem a de 6 meses e estou procurando em todas as clínicas e não acho em nenhuma.

  • Responder Geovânnia Castro maio 10, 2016 at 15:01

    OI! Paulinha, minha bebê hoje com sete anos tomou todas as vacinas em rede pública salvo as que não são oferecidas, em questão da reação é bem relativo vai mesmo do organismo do bebê, quando ela tomava as reações sempre foram passageiras, meu sobrinho agora com 4 meses também toma as dele em rede pública e as reações também são passageiras, coisa de poucas horinhas o lance é analisar nem todas as vacinas dão reação e vai muito do estado da criança mesmo. Beijos! Sorte pra sua pirulita!

  • Responder Thaís maio 11, 2016 at 01:07

    Oi lindona!!

    A minha bebê tem 4 meses e 19 dias. Deu as vacinas na rede pública. A de 2 meses ela teve febre leve (37.9) e na de 4 meses não teve reação nenhuma. É muito relativo. Caso dê na rede particular fique atenta se as próximas doses poderão ser dadas na rede pública. Minha prima deu a primeira dose (2 meses) na pública, como o bebê teve reações terríveis, a segunda dose (4 meses) ela deu na particular e ele teve reação até pior e lá na clínica ela foi informada que a próxima terá que ser lá porque ele tomou a hexa e não a penta (que é oferecida no postinho) e aqui é muito caro, não sei se em todo lugar é assim, aqui na minha cidade ela teve essa informação, vale perguntar. Sorte para nós mamães 🙂

  • Responder Nathalia maio 11, 2016 at 18:46

    Paulinha,
    Na minha filha não deu reação a do posto, fiz compressa nas perninhas antes da vacina para dar uma amenizada e depois da vacina e dipirona após 02 horas da vacina, a minha pediatra fez essa recomendação e eu segui, na vacina de 03 meses eu dei no particular por conta das filas nos postos por causa da h1n1 e ela também não teve reação, a vacina de 04 meses é igual a de 02 meses e estou cruzando os dedos para quando ela for tomar não tenha reação também! Eu também não entro e fico chorando do lado de fora, tenho pânico de agulha #tocaaqui ✋
    Desejo muita saúde para pirulita!
    Beijão

  • Responder Carol Machado maio 11, 2016 at 20:11

    Olha paulinha, sou enfermeira ta, não é sempre que dá reação, pode dar ou não , assim como a vacina da gripe pode dar ou não, a diferença das vacinas em relação a dor é que algumas são oleoginosas, isto até a vacina em clinica particular vai ser o mesmo. Sinceramente as vacinas da rede são boas e a dor infelizmente é inevitável pois até eu que tive q tomar a vacina da h1n1 estou aqui com o baço dolorido a 2 dias, me dói tb todas as vezes que a Alice tem que tomar vacinas…

  • Responder Danielle maio 12, 2016 at 16:53

    A minha bb tomou dia 9 faltou apenas a pneumococica a enfermeirs recomendou dar no particular pq cobrem mais virus V13 e no caso da Catharina o convenio dela cobre, mas ela tb disse que é a mais dolirida pq o liquido queima ao entrar. Vou dar nela depois do feriado coração na mão…. eu mesmo com medo nao consegui confiar minha bb na minha Tia… ela ajudou na força moral que foi super importante

  • Responder Carla Ceres maio 17, 2016 at 14:35

    Paulinha, a que dá reação é a penta. Se for dar alguma particular, dê a hexa. A do rotavírus é igual e pode dar um cocô mole e esverdeado independente de onde der.

  • Responder Fernanda maio 22, 2016 at 15:56

    Paulinha, como ela teve reação você pode solicitar a 2 dose no ministério público, alegando que ela teve reação. Assim, eles mandam diretamente pra ela a vacina que não tem reação (esqueci agora se chama). Uma amiga conseguiu assim. Minha pequena vai tomar a de 2 meses proxima segunda, ja estou com o coração na mão, tb não tenho coragem para segurar!

    • Responder Michelle agosto 12, 2016 at 16:36

      Como consigo a vacina no Ministério Público? Minha filha teve muito reação quando tomou com 2 meses…agora ela tem que fazer a de 4 e já estou com o coração apertado!

    • Responder Gabrielle novembro 29, 2016 at 14:05

      Ola Fernanda, como suaamiga conseguiu no posto publico a vacina, pois meu filho tomou as de 2 meses e ficou 5 dias chorando e depois comecou a convulsionar, mas a pediatra disse q a vacina nao tem nada a ver, mas só eu sei como a vidinha dele nao fou mais a mesma depois da vacina, as vezes fico desesperada sem saber o q fazer e quem recorrer, ele esta fazendo muitos exames e nao nada de anormal

  • Responder ANTONIELA OLIVEIRA MOURA janeiro 16, 2017 at 19:01

    Meu pequeno Antonio tomou hoje, ele esta com 2 meses e apresentou febre de 37,9, muito choro e gemido de dor e inchaço na perninha . Não conhecia essa vacina acelular que não provoca reação ou tanta reação, vou me informar sobre ela no meu município.